quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Londres - comer e comprar

Então, Londres tem muita coisa pra falar... Por isso resolvi fazer vários posts pra evitar um só, muito grandalhão. Vou tentar fazer isso sempre daqui pra frente, pra facilitar. 

Não adianta dizer que não se compra nada em viagem... Porque quase nunca isso é verdade. Por mais que o foco não seja esse, sempre acaba rolando... Uma blusinha que você curtiu... Aqueles cremes todos que a dermatologista passou... Presente pra mãe, filho, marido... 

Londres não é uma cidade cara na verdade... Ela se torna mais cara para nós, brazucas, por causa da valorizada moeda. Mas, uma vez que você já comprou as libras para levar... 

Por falar em libras: se você vai viajar apenas pra Londres, pode comprar as libras aqui e levar. Mas se, como eu, for viajar por outros lugares, da zona do euro também, você pode comprar apenas euro aqui no Brasil e trocar por libras quando chegar lá. 
As duas vezes que eu fui, levei só um pouquinho de libras para pagar o taxi do aeroporto pro hotel. E trocamos depois em casas de câmbio espalhadas pela cidade. As que ficam bem nas regiões turísticas costumam cobrar mais caro, mas não achei nada absurdo. 

Se você quiser comprar em Londres, vai achar a maior concentração de lojas entre as ruas Regent Street e Oxford Street! Tem de tudo!!! Já virou passeio turístico, todo mundo tem que passar pela Oxford. Do meu hotel, por exemplo, optei por pegar um ônibus (número 94) e matar "dois coelhos numa cajadada só", andei de ônibus "double deck" vermelho e passeei pela rua famosa e consumista... rs.

A loja mais famosa, principalmente para os brasileiros, é a Primark, que é uma mega loja que fica na Oxford Street. Ela tem de tudo mesmo!! Desde blusinhas mequetrefes a 5,00 euros até calças e casacos melhorzinhos... Consegui comprar uns casaquinhos, um vestido e um short. Irmã e mãe compraram calça e blazer... Aviso de amiga: se você estiver só com o marido/namorado, evite. Ou ele é muito paciente, ou pode acabar em briga... rs. Eu cheguei a entrar, mas sai pela outra porta sem nem encostar em nada! Isso porque a loja VIVE LOTADA e é bem bagunçada. Prefira comprar coisas que você não precise provar, pois a fila do provador é "tipo Disney" sabe?! Com aquelas voltinhas todas. Acho que a noite é o pior horário, que fica mais lotado. No final de 2012 abriu um novo endereço, na própria Oxford, isso pode ter melhorado um pouco a lotação...
Primark: Oxford Street, 499-517. Oxford Street, 14-28.
Abre de segunda a quinta entre 8:00 e 22hs. Sexta e Sábado de 8:00 as 21:00 e domingo de 12:00 as 18:00.  Site

Na Oxford tem também a Forever 21, HeM, Zara... E muitas outras lojas... Eles tem um site, que é esse aqui.

Na Regent Street vocês vão encontrar outras lojas, talvez algumas mais bacanas. Tem Armani, a Apple, Hollister, 7 for all Mankind, etc. 

Aproveitei para ir nas farmácias e comprar os creminhos e alguma maquiagem. A Boots é a maior delas e tem bastante opção! Tem uma grande na Oxford Street, 361. Perto da Woodstock Street. 

Além disso, comprei nas feiras de rua que já falei nesse post aqui

Loja famosa em Londres é a Harrods!  Uma enorme loja de departamentos que tem muitas das maiores marcas do mundo. Uma visita é quase obrigatória, já que também virou ponto turístico. Confesso que fiquei um pouco perdida na loja, pois ela é realmente enorme! Talvez seja possível para reles mortais como eu fazer alguma compra, mas eu nem tentei. rs.
Fui na loja para fazer outro programa tipicamente inglês: o chá da tarde! Fomos no Tea Room e pagamos £29,00 pelo chá mais completo, mas sem a taça de champanhe.
O chá é legal pelo evento... As comidas não são graaaandes coisas, mas são gostosinhas! Tudo tipo mini porção, mini sanduíche. É um lanche, e não um amoço, ok?!
A Harrods fica na Brompton Road, 87-135. O metro mais perto é o de Knightsbridge.
Abre de segunda a sexta de 10:00 as 20:00 hs e Domingo de 11:30 as 18:00hs. O site é esse aqui.



Agora vamos falar de comida?!
Listo abaixo alguns lugares que comi e gostei.

- Jamie's Italian: não da pra negar que o chef inglês é bem famoso por aqui... E ver as delícias que ele prepara na televisão nos deixou com vontade de provar ao vivo. Esse é o restaurante italiano do Jamie Oliver, e é legal. Ambiente descontraído, relax e comida gostosa. Não, não é a melhor massa que eu já comi na vida, mas achei bem gostosa. Tem um perto do Covent Garden, e embora fique com fila, não demoramos nada para sentar.
Endereço: Upper St Martin's Lane, 11. (metro Leisester Square). Mas tem outras filiais em Londres. 
Abre de segunda a sábado do meio-dia as 23:30hs e domingo só até 22:30hs. 
Aceita reserva que pode ser feita pelo site

- Barbecoa: outro restaurante do chef Jamie Oliver, mas dessa vez especializado em carnes. Almoçamos ai quando visitamos a St. Paul, pois ele fica bem pertinho e a vista do restaurante é para a cúpula da Catedral, lindo. O ambiente é moderno e meio arrumadinho... A comida estava muito boa! Fui de frango com uma espécie de creme de milho e temperos e a mãe e a irmã de costela com purê de batata. 
Endereço: New Change Passage, 20. Bem atrás da Catedral de St. Paul. Metro St. Paul. 
Não tivemos problema para arrumar mesa (na hora do almoço), mas você pode reservar aqui.


- Gourmet Burger Kitchen: comemos lá quando fomos a Nothing Hill. Tinham muitas barraquinhas com comidas cheirosas pela rua, mas nós queríamos ir ao banheiro e sentar um pouco para descansar. Um hambúrguer enorme e super gostoso, mas o melhor foram as batatas fritas fininhas!
Endereço: Portobello Road, 160. Site: www.gbk.co.uk/
Abre de segunda a sábado de 11:00 as 23:00 hs e domingo apenas até 22hs.

- Pret a Manger: é tipo um fast food, só que com opções mais saudáveis e menos gordurosas. No dia que chegamos paramos em um para comer, sem perder tempo. Tem sanduíches naturais, wraps, sucos de garrafinha (daqueles mais naturebas). Tudo estava gostosinho. É uma boa pedida para um almoço rápido, mas saudável. Tem vários por Londres.

- Creme de la Crepe: uma creperia pequenininha e muito fofinha no Covent Garden. Tem vários sabores e os crepes são muito gostosos. Comi lá no dia que cheguei, da segunda vez na cidade, e que não era nem hora do almoço, nem jantar...
Fica no subsolo do Covent Garden, no Apple Market se não me engano.
Abre de segunda a sexta entre 11:00 e 19:30 hs. Sábado até as 20hs e domingo até as 18hs.
Eles tem site: cremedelacrepe.co.uk/


- Ye Olde Watling: achei esse pub numa matéria da revista Viagem, sobre Londres. Ele é um dos mais tradicionais da cidade. Fomos para comer e beber, mas o ideal mesmo seria ir só beber. Para comer você fica no segundo andar onde quase não tem movimento. Comi um sanduiche que estava bom, mas nada de especial. Então, descemos e ficamos numa mesinha no bar propriamente dito, muito mais animado. O entorno dele que é meio vazio a noite, embora ele seja perto da Catedral. Frequentado, aparentemente, por jovens após o trabalho.
Endereço:  Watling Street, 29. Metro Mansion House é o mais perto.
Abre de segunda a sexta entre 10:00 e 23:00 hs. Sábado de meio-dia as 20hs e domingo entre meio-dia e 17hs.

- The Blue Post: na minha segunda visita a cidade, fui a esse pub no dia que cheguei. Queríamos ir no "Ain't nothing but the Blues Bar" só que estava lotado! Mas, fica a dica, pub pequeno com música ao vivo, e boa. O Blue Post também estava cheio, mas conseguimos um lugarzinho no bar onde o namorado começou com um "pint" (o canecão de 500ml de chopp). Depois, fomos para o segundo andar para comer algo. Claro, fish and chips o clássico prato britânico de file de peixe empanado com batatas fritas. A rua onde fica esse pub (os dois mencionados aliás), tem vários outros é eu achei ela bem gracinha, pequena de paralelepípedo, e ainda pertinho da Oxford Street. Nada melhor que um pub depois das compras ;)
Endereço: Kingly Street, 18. Metro Oxford Circus.
Abre de segunda a quinta de 11:00 as 23:00hs. Sexta e sábado até meia-noite e Domingo entre meio-dia e 22:30hs.



Lembrando que os pubs costumam fechar as 23hs. Então, o ideal é não chegar muito tarde se você quiser sentar e aproveitar mais.
Os restaurantes também não costumam ficar abertos até muito tarde, então se organize para jantar um pouco mais cedo que os padrões tupiniquins. Se você for assistir a um musical (recomendo!), o ideal é comer antes, ou fazer reserva para algum restaurante que fique aberto, e seja perto do teatro... Ou então, você pode acabar ficando sem jantar :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário