sexta-feira, 23 de agosto de 2013

New York - outra visita...

Nova Iorque não é uma cidade que você vai uma única vez na vida, né?! Depois da primeira viagem pra lá, a gente acaba sempre querendo voltar...

Pois então, estive lá no carnaval desse ano (2013), novamente!

Queríamos fazer uma viagem no carnaval para fugir da confusão que fica o Rio de Janeiro nessa época. O carnaval daqui é famoso e eu já até achei bom, mas atualmente acho muito cheio (de turistas brasileiros e estrangeiros) e prefiro sair fora...

Mas, carnaval é uma época cara pra viajar, com os preços inflacionados... Então, depois de algumas pesquisas de opções, minha irmã (que também é rata de viagem e mais organizadinha do que eu) achou um pacote pra NYC. Nós não gostamos muito de comprar pacotes pois achamos um pouco limitado em termos de hotel, mas, no caso de feriados assim, o preço faz toda a diferença. As operadoras tem bloqueios de passagens e com isso um preço muito mais convidativo. Fechamos com a Urbi et Orbi um pacote com passagem (vôo direto Rio-NY-Rio), 5 dias de hospedagem e transfer in/out.

Felizes com a viagem, começamos a programar o que fazer, pois eram só 5 dias e muitos desejos. A minha irmã tinha ido comigo da primeira vez, quando éramos bem novas, então ela queria voltar a muitos lugares e era como se nunca tivesse ido. Meus pais também foram, e ele não conhecia.

Nos outros posts sobre New York eu falo de maneira geral sobre a cidade, e dou dicas de lojas e restaurantes. Eles continuam valendo! São esse e esse. Inclusive, atualizei o de restaurantes com os que fui nessa viagem já ;)

Resolvi escrever mais esse post só pra validar algumas coisas que indico no post anterior (dicas gerais), mas que não tinha feito daquela vez, e fiz dessa...

Ficamos hospedados no hotel Edson, que fica na West 47th Street. É bem, beeeem na Times Square. Eu achei que me incomodaria mais, mas na verdade não incomodou.. Principalmente estando com os meus pais. Era bem perto de um burburinho, tinha metro do lado... O hotel é ok, mas não é o melhor não. O meu quarto era de tamanho razoável para 2 meninas, mas o banheiro era meio esquisito, com uma porta que parecia abrir pro lado errado... O quarto dos meus pais era um pouco melhor. Como é habitual em NY, não tinha café da manhã e nós saíamos pra comer na rua. Bem perto do hotel (umas 2 quadras) tinha uma cafeteria que gostávamos pois tinham muitas opções e o preço era mais em conta do que a Starbucks que tinha em frente ao hotel e que vivia com filas enormes! A cafeteria é a Europa Café e fica na esquina da 43 com a 7ª.
O site do hotel é esse aqui: www.edisonhotelnyc.com

Era início de fevereiro quando fomos, então, estava fazendo bastante frio ainda. Chegamos lá um dia depois de uma nevasca bem forte o que fez as ruas estarem cheias de neve. Acho interessante ver NY nesse clima, é bem diferente do que estamos acostumados, e se você sai preparada para o frio, não morre congelada não! A temperatura média era de uns 5°, mas quase todos os dias foram de sol, o que ajudava. Lá, as grandes avenidas formam corredores de vento, o que piora a sensação térmica, mas eu consegui andar bastante na rua sem problemas. Até preferíamos andar na rua sempre que era possível, ou quando as distâncias eram mais curtas, ou quando tínhamos vários pontos de interesse pelo caminho. Caso contrário usamos o metro. E, a noite, após os jantares, taxi.

O metro de Nova Iorque é bastante extenso, embora não seja tão simples ir de um lugar para o outro quanto em outras grandes cidades (principalmente da Europa). É que a linhas são ao comprido da cidade, por assim dizer, e portanto durante boa parte do percurso são paralelas umas as outras fazendo com que não se cruzem muito, e com que não hajam muitas baldeações possíveis. Além disso, por um mesmo trilho passam mais de uma linha, o que pode dificultar o entendimento dos turistas.
Se der uma olhada no mapa, vai entender isso. O "trilho" vermelho, por exemplo, tem três linhas distintas que passam por ele, 1,2 e 3. Isso porque em algum momento, lá pro final do percurso, elas se dividem em 3 trilhos de fato. Mas, ali na região mais turística, são todas no mesmo trilho mesmo. Vejam o mapa abaixo. O trilho de cor verde tem as linhas 4,5 e 6. E assim por diante. Então, é importante prestar bastante atenção nas indicações do metro e dos próprios trens, que tem o número da linha correspondente marcado na parte da frente.
Só um pedaço do mapa para ajudar a entender.
Além disso, outra coisa meio confusa é que as estações, em linhas diferentes, tem o mesmo nome. Reparem na estação da rua 23. São 5 estações, em linhas diferentes, todas com o nome "23 St." Isso porque todas as linhas cortam a rua 23 em algum ponto. Mas, isso não quer dizer que elas sejam interligadas, NÃO são! Você não consegue passar na linha azul para a laranja pela "Estação rua 23". Só saindo do metro e entrando novamente uma ou duas quadras pro lado.
Vejam como em cada estação, no mapa, tem a marcação de que linhas param nela. Na estação "23 St." do trilho verde, só param os trens da linha 6. Os das linhas 4 e 5 vão passar direto. É mais ou menos por ai.
É importante saber também o sentido que você quer ir, Downtown vai para o Sul da cidade, na direção do Financial District. Uptown vai pro Norte, em direção ao Harlem e Bronx. Muitas vezes você já precisa entrar, lá da rua, do lado certo, pois as plataformas não se comunicam. Por isso, fique de olho nas placas!
Eu andei de metro, e não me perdi nenhuma vez. Mas, seguindo dicas de outros blogs, estudei o itinerário antes de sair entrando em qualquer estação. E vendo qual era o melhor caminho a fazer. As vezes, ao invés de pegar a estação mais próxima, a gente andava umas duas quadras, pra pegar uma que nos levasse mais direto, sem muitas voltas... Isso fez toda a diferença! Só prestar atenção que você também consegue!
O ticket é fácil, comprei sempre nas maquinas que são simples de entender e carreguei com um valor. Usei a modalidade "pay-per-ride", onde eu pagava por cada viagem e ia abatendo do cartão. Isso porque não andei muito de metro e fiquei só 5 dias por lá. Mas, tem a opção de pagar por viagens ilimitadas por uma semana, você usa o quanto quiser. O site do metro é bem completo: www.mta.info
Peguei boas dias também nos blogs: Viaje na Viagem, NovaYork.com e Viciada em Viajar
Não desista! E boa sorte!

Agora, os passeios que fiz, diferentes, dessa vez.

Subi no Empire States, ao invés do Top of the Rock. Super lindo também! Visual de TODA a cidade, o prédio em si é bonito por dentro. Acho que vale a visita!
Fomos apenas no "Main Deck" que fica no 86° andar. Achei super suficiente. O valor é de US$ 29,00 por adulto. O ticket pode ser comprado on-line, foi isso que fiz e praticamente não tinha fila. Mas, em alguns horários as filas podem ser grandes.

Outro passeio que fiz dessa vez e que adorei foi ir até a Brooklyn Bridge. Facinho pegamos o metro até a estação "Brooklyn Bridge/City Hall" e caminhamos um pouquinho. A ponte é muito bonita e diferente, duas torres suportam os cabos de aço que a sustentam. Era a maior ponte de suspensão do mundo, quando foi inaugurada.

O visual da ponte
Fui ao Metropolitan. Só tinha ido da tal primeira vez a mil anos atrás. Na última visita fui ao Guggenheim e ao Moma. Dessa, fomos ao Met. É incrível! Enorme e lindo! Só o prédio com vista para o parque já vale!
Como o preço é sugerido, e nós achamos um pouco caro (principalmente comparando com outros lugares), pagamos US$ 10,00 por pessoa. Nos entregaram a entrada sem discutir, reclamar ou fazer qualquer cara estranha. Tranquilo.

Aproveitamos pra passear pelo Central Park nos arredores do museu. Todo coberto de neve e com árvores secas... Tava lindo também! Na saída do museu, já era hora do almoço e sem muitas opções por perto, fomos de hot dog da carrocinha. Tava ótimo! Muita gente almoçando pelas escadarias do Met.

Entrei na loja de brinquedos FAO Schwarz, que fica bem pertinho da loja da Apple, na 5º na altura do Central Park. Eu estava com dois sobrinhos, mas teria entrado mesmo sozinha. É gigante e tem todos os brinquedos que você imaginar!! Além de uma parte só de balas, doces, chocolates... Lá também tem o enorme piano que toca e acende luz que aparece no filme "Big, quero ser grande" com o Tom Hanks. E a  máquina do cigano Zoltar onde o menino pede para "ser grande". Quem já tem quase 30 ou mais lembra... E se você é mais novinho que isso, pode ver aqui.

Olha a felicidade da criança no piano...
 Bom, acho que de diferente mesmo, foi isso... Gostei de ir pra lá no frio! Outro clima! Mas, NYC é bom em qualquer época do ano... Já quero voltar!